segunda-feira, outubro 09, 2006

A polícia e as armas

Em pouco mais de uma semana já assistimos a dois casos de perseguição policial que acabaram em tiroteio, se não me engano, os dois na zona do Porto. No primeiro fez-se uma vítima mortal, no segundo um ferido grave, e não estamos na Califórnia!
Pois agora parece que a ordem é "atirar a matar". Acho que não veio de cima, mas os polícias estão mais violentos. Principalmente no primeiro caso em que o jovem conduzia e fugia por não ter documentos, seria caso para multa forte, mas atirar a matar? Tal como diria, e muito bem, o Diácono Remédios "Não havia necessidade". Claro que o polícia está a ser investigado, mas a verdade é que isso não faz a bala voltar para onde veio. No segundo caso, penso que já é mais justificável o disparo, primeiro, porque não foi para matar, e depois porque o jovem estava em flagrante delito ao conduzir um carro roubado, contudo também foi exagerado dado que o jovem estava desarmado.
O que a mim mais me chocou foram as declarações do polícia do primeiro incidente "Queria acertar nos pneus da viatura". Isso era o que devia ter feito, mas eu não me acredito que o homem tivesse tanta falta de pontaria, e se tinha, acho que deviam dar mais instrução aos polícias.
Obviamente não sou contra o armamento da polícia, porque senão não havia segurança, agora se o facto da polícia estar armada implica que os cidadãos comuns tenham insegurança, acho que se têm de rever alguns para não dizer muitos pormenores, nomeadamente, em relação à instrução dos nossos militares. Dizer-lhes que só deviam disparar a matar quando vissem a sua vida em risco, e não, sempre que ficam mais nervosos, e que, a vida, mesmo a do criminoso, tem de ser preservada, até porque todos temos direito à justiça.
Mas pronto, os homens estavam frustrados, aliás, como todo o país, a gente lá arranja um bocado de condescendência e desculpa... Mas para a próxima cuidado! Que a mãe dá tau-tau!

16 comentários:

Anónimo disse...

um grande lol pra ti:p

Anónimo disse...

Já que és anti-tudo também poderias ser anti os polícias serem presos por terem ferido ou morto uma pessoa que os queria matar!
Já tivemos casos destes em Portugal, até os assaltantes processam os polícias por lhes terem atingido, e o pior é que ganham... coitadinhos dos meninos!

Kiss Kiss Bang Bang! Ou se mata ou se é morto, em certos casos é delicado este assunto mas noutros não!

Anónimo disse...

pois é ha pessoas que pensam que sabem mas nao sabes é nada...tanta perda de tempo...tao pouca humildade!devias ter vergonha!!!!!

mac disse...

Sabes que quem está a ser perseguido pela polícia, arranja sempre mil e uma desculpas, e ainda por cima a comunicação social está sempre do lado deles. Gostava que por 1 vez fizessem uma reportagem a sério do que é ser polícia.

disse...

Embora ache que há para aí muito mau polícia, também acho que os polícias, por vezes, são incompreendidos... É que têm que correr alguns riscos e perseguir criminosos armados e portanto também têm de se defender. Também pode acontecer nem quererem atirar a matar mas sair-lhes "o tiro pela culatra", e depois lá levam com as consequências...
Um tio meu é GNR e eu bem vejo o pouco tempo que ele passa com a familia à conta do trabalho e as inúmeras noites sem dormir.

Beko the Great disse...

Vejo que as minhas palavras não foram muito bem entendidas por todos, por isso vou fazer alguns esclarecimentos.
Antes demais não estou a defender os criminosos! E acho que a polícia deve estar armada, mas cada caso é um caso e se há casos em que a polícia peca por não usar a arma, há outros em que abusa, nestes 2 casos pareceu-me, na minha óptica, que a polícia exagerou... Agora se está um tipo com uma arma apontada a um polícia ou cidadão inocente, sou o primeiro a dizer: Faça-se "PUM!"

Quanto ao hostil comentário da rita, que pela primeira vez comenta este blog, gostava que me explicasse até que ponto eu não sei nada, ou não tenho humildade... Admito desde já que tenho erros e que por vezes as minhas palavras são mal interpretadas mas desbafos desses eram desnecessários!

Anónimo disse...

concordo com tudo o k dixext...
tou cada vez a reparar mais que temos beedah parecenxax...

tbm es um kurtido rapax...

Bjinhuuu*

disse...

Também não achei que estivesses a defender os criminosos lol! Eu concordo contigo que cada caso é um caso.

Anónimo disse...

Penso que os policias tem formação adequada para avaliar uma situação e saber quando e se devem utilizar as armas de fogo...devem utiliza-las com consciencia e responsabilidade e nao atirar para matar...isso ate um leigo sabe!é como eu por um descuido com falha na avaliação matar um doente...é semelhante e acreditem que ha doentes bem complicados que hegam por vezes a agressão fisica (felizmente so acontece muito raramente...mas acontece!) ha que saber lidar com as situações afinal estuda-se para se desempenhar a profissão com base em conhecimentos e responsabilidade nao em emoções e impulsividade!somos pessoas...

Anónimo disse...

Tiago penso que o comentário da rita fosse para o meu post que já sabia que ia criar algumas criticas e percebo o porquê das criticas já que o meu post foi um pouco agressivo!

Não defendo muita da brutalidade usado pela polícia que se vê na televisão mas acho incrível que homens e mulheres que têm uma profissão de risco para nos defender e nem prática com as armas têm, têm de pagar a própria farda e quando se vêm em apuros ou se defendem e podem estragar a sua vida, ou simplesmente deixam de se defender à espera que o ladrão se canse e se vá embora!

Quando à parte da humildade não percebo a relação para com o meu post anterior e a vergonha? Bem...nem comento!

Anónimo disse...

Quer dizer, digo eu que era para mim :\

Anónimo disse...

É pá...isto aqui tá conflituoso...lol...realmemente tá é a haver uma grande falta de civismo por parte da nova "user" deste blog!Mas passando à frente (k o resto são futilidades...), concordo ktg Tiago, na medida em que tenho a certeza que para defender melhor a população portuguesa é impossível prescindir da posse de arma! Mas isto falando da posse da arma porque é, realmente, muitas vezes escusado o seu uso! Tenho muitas pessoas amigas que são guardas republicanos ou florestais e que na maior parte das situações, os conflitos que eventualmente se poderiam gerar pelo uso das armas, foram muitas vezes evitados por um diálogo, ou uma negociação (como lhe keiram chamar...) amigável! E tudo acabou numa boa...mas claro que há casos tb em k, muitas vezes, a autoridade abusa da autoridade que lhes é concedida e quebra leis básicas da Constituição e dos Direitos Humanos!
Uma perseguição só pode ser efectuada se houver motivos fortes e que a justifiquem!!!

Tenho dito e, como dix o outro, aqui entre nós...concordo com a minha opinião!!!

jinhos fofos Tiago, fica muito bem! ;)

Fábio Ferreira disse...

Realmente é estranho como parece que tudo fica mais calmo sabendo que aqueles tiros que se ouvem lá fora são disparados por um polícia... Existem coisas estranhas que estão além do meu alcance.

Anónimo disse...

"beijinhos fofos tiago"...lol

Anónimo disse...

sou policia na amadora..quando leio certas afirmaçoes concluo que a muitas pessoas que falam sem saber..enquanto dormem bem aconchegados na caminha a noite e criticam os outros de dia..cá estou eu e os meus a proteger esses mal agradecidos..quando forem assaltados por 10 mitrosos na estaçao da Damaia, ou assaltarem com arma branca a vossa mãe na rua..quero ver a vossa cara quando forem a esquadra mais proxima e vos for informado que não se pode fazer nada contra esses individuos já que o nosso sistema está do lado deles..graças a ideais como os vossos.

Quem me dera não necessitar-mos mais de armas..mas vivemos num mundo que muitos desconhecem..

Paz á todos.

Anónimo disse...

é muito facil julgarmos as ações de policiais quando não estamos na pele de vítimas desses delinqüentes, queria ver se fosse vc a vítima, ai vc iria querer que a polícia tomasse uma atitude mais severa contra o bandido, pois, foi vc quem ele feriu. Agora me diga qual seria a sua atitude se sua esposa e ou esposo, filhos, irmãos e pais fossem agredidos ou ate mesmo ferido por bandidos o que vc queria que a polícia fizesse ?