quinta-feira, outubro 05, 2006

Hoje é feriado!

Hoje é feriado! Iupi! Acho que nenhum português se esquece que o 5 de Outubro, o que eu acho mal é que já não sejam todos os portugueses a saber porque é feriado. É a chamada memória selectiva, só se lembram do que interessa... Claro que, e por isso, é o dia das resportagens de rua a mostrar a ignorância nacional. "O que é que se comemora a 5 de Outubro?" "Acho que é a liberdade...; é a independência...; a democracia! A restauração da república...; aa..aa.. não sei..." (eu adoro estes, nem palpitam!) Mas melhor só mesmo este que há uns anos respondeu para a televisão "Então a 5 de Outubro comemora-se o 25 de Abril" (e até aí é o quê? o advento ou a quaresma de preparação?).
Pois, como já se viu e todos os anos é visto os portugueses têm má memória para os acontecimentos nacionais, a esses que dão estas bárbaras respostas até deviam ser proibidos os feriados! Bem, mas em relação a este feriado acho que também não há grandes razões para comemorar... Se o povo passava fome, estava carente e doente na monarquia, com fome, carente, doente e em guerra ficou na república, houve só realmente uma razão parar celebrar, a descida da taxa de analfabetismo, que mesmo assim foi bem mais significativa no tempo do Sr. Salazar. Para além disso conseguiram-se mais presidentes da república e governos em 15 anos e 8 meses e meio do que nos 96 anos que decorreram até agora (é recorde!). O que até acaba por ter uma explicação simples, depois da queda da monarquia não era preciso ter sangue real para se mandar e pronto havia cães a mais ao mesmo osso, e por isso em 1926 este pequeno mas agitado período da história teve fim para dar origem ao mais austero regime que Portugal alguma vez teve. Culpa dos republicanos? Não... culpa dos portugueses.

5 comentários:

Anónimo disse...

as vezes pergunto-me se tens mesmo 17 anos??? mais um bom post...e ontem foi feriado;)

PAULO SANTOS disse...

Gostei!!!!!
Post delicioso e bem elaborado!

Um abraço camarada!

Paulo.

----
Passa no interior....
Lê meu ultimo post. (daqueles á moda antiga!!!!)

Mac Adame disse...

Pois, como deu a entender a Catarina: muita lucidez para um miúdo de 17 anos. E ainda por cima em pleno ano de 2006, em que só Morangos com Açúcar e Floribellas parecem contar. Continua assim que ainda vais chegar longe. Não a Presidente da República nem a Primeiro-Ministro, que esses cargos estão reservados a vis mentecaptos. Mas vais bem e chegarás a coisas muito mais dignas. Mais um belo "post".

Anónimo disse...

Wow!!! A ironia é realmente uma constante nos teus posts, é isso mesmo que os torna ainda mais fabulosos!
Bem, e já que estamos a falar de datas comemorativas que, para a generalidade da sociedade portuguesa, quase não têm razão de existir...eu propunha uma, que, tem na realidade bastante mais enfâse nos tempos actuais:

O Dia Nacional Contra a Ignorância - isto para os que se dizem contra!!!

mx, e como há mesmo gostos para tudo, podemos optar pela variante mais fácil de pronunciar!! :

O Dia pós Ignorantes!!!

Beijinhos Tiago e continua!!!

;)

Anónimo disse...

1926 foi quando nasceu o meu pai...

E em vez de "Para além disso conseguiram-se mais presidentes da república e governos em 15 anos e 8 meses e meio do que nos 96 anos que decorreram até agora (é recorde!)", não quererias dizer "Para além disso conseguiram-se mais presidentes da república e governos em 15 anos e 8 meses e meio do que nos 80 anos que decorreram entretanto (é recorde!)"?
É que não bate a bota com a perdigota.

É mesmo trite muitos portugueses nem saberem porque é feriado determinado dia.