terça-feira, outubro 31, 2006

Halloween

Hoje é dia 31 de Outubro, quer dizer que esta é a noite de Halloween (do Inglês All Hallow's Eve, que em português dá algo como a véspera de todos os Santos).
Mas já muito antes da igreja ter decretado o dia 1 de Novembro como o dia de todos os santos, se comemorava a "noite das bruxas". A verdade é que o dia 1 de Novembro foi instituido como o dia de todos os santos para se arranjar um substituto cristão do pagão Halloween. E esta noite só passou a ser das "bruxas" para afastar os infiéis deste evento.
Mas afinal o que era o Halloween pagão? Para os druidas, esta era a noite em que se acendiam fogueiras para afastar os maus espíritos. Para os Celtas era a noite em que os espíritos dos antepassados visitavam as suas casas... E o que é que isto tem a ver com bruxas, vampiros e magia negra? Nada. Tem apenas a ver com rituais pagãos, e com a opressão cristã a tais rituais! Podemos dizer que é um belo golpe de marketing, transformar um evento pagão, em evento satânico e depois criar um evento cristão para que não se sinta a falta... Estes católicos...
E nos dias de hoje, no nosso Portugal? O que é o Halloween em Portugal? É evidente que esta não é uma tradição portuguesa, tanto que não existe uma tradução, mas comemora-se à mesma. E fora aquelas minorias satânicas que vão queimar bezerros acender velas nos cemitéiros, o Halloween é uma festa! Desde os putos que vêm pedir docinhos, aos pre-teens que passam a noite a mandar balões de água para os carros que passam até aos teens que se vestem de preto e vão para bares... curtir Kizomba!
Mas mais que tudo isso, o Halloween é, em Portugal, um marco comercial. É o ponto que marca o ínicio da cruzada para o Santo Graal comercial que é o Natal! É impressionante como as abóboras e morcegos esquizofrénicos saem e dão lugar a Pais Natal, árvores de natal, estrelinhas, brinquedos sem fim! 55 dias de intensíssimo marketing! Abençoadas bruxas... E abençoado menino Jesus!

P.S.: Se satanás andar aí mandem-me um toque, tinha um encontro marcado com ele num bar... LOL!!!

5 comentários:

Ana Filipa disse...

Adorei este teu comentário! Apesar de não poder postar no meu blog (malditos testes...) sempre posso arranjar um tempinho para cá vir.

Esse post esclareceu-me e muito, não fazia mesmo ideia desse "All Hallow's Eve"! Nem sequer a origem do tão famoso Halloween.
Muito famoso, digo, em certos países, em Portugal nem é o caso. O Halloween é mais comemorado nos países em que não há Carnaval, penso eu.

Continua com os bons posts :)

Ana.

peace_love disse...

epá,por aqui já andam os putos mascarados de um lado para o outro..

Anónimo disse...

Ao menos é uma desculpa para ir beber uns copos e mascararmo-nos. É como dizes: mais uma estratégia de marketing.

rules disse...

Gostei mt deste post... é mesmo assim como tu dizes... TUDO DE BOM :)

Anónimo disse...

"e fora aquelas minorias satânicas que vão queimar bezerros acender velas nos cemitéiros"
Ora não sou satânico mas sei que os satânicos não fazem nada disso... Mas adiante...
O Halloween é mais uma prova de como a globalização espalha o consumismo numa progressão de expoente elevado.
Ainda me lembro de o Halloween não ser comemorado em Portugal (ou então eu é que andava muito tapadinho e não via nada), e de este ser uma referência apenas a paises como os EUA ou o Canadá.
Mas enfim, deixem os putos divertirem-se. Este ano atiram se balões de agua aos carros, daqui a uns 10 anos, como este pais anda, incendeiam-se. "C'est la vie".

Fica bem Tiago.